Noticias



A plataforma Kahoot foi o tema da terceira edição do “Café com app” que decorreu na passada terça-feira, dia 4 de fevereiro, na biblioteca da nossa escola.

Enquanto saboreavam um cafezinho, os docentes participantes, orientados pelo professor Paulo Valadão, elemento da equipa da BE e da equipa REDA, exploraram as potencialidades desta plataforma baseada em jogos, primeiro na perspetiva do aluno jogador e, depois, na perspetiva do professor que pretende criar atividades de aprendizagem significativas e interativas para/ com os seus alunos. Finalmente, falou-se do “Desafio Kahoot – Cultura Geral dos Açores”, cuja fase de escola decorrerá no dia 14 de fevereiro, no auditório da escola, sob a coordenação da equipa da biblioteca.

Os eventos “Café com app” fazem parte do projeto “Apprende”, uma iniciativa da biblioteca escolar que visa promover a literacia digital na comunidade escolar através da divulgação de plataformas e aplicações com potencial para auxiliar o processo de ensino/ aprendizagem.

Participação da nossa escola na fase de ilha do Corta Mato escolar, realizado no parque ambiental do Paul (Praia da Vitória).

No dia 15 de janeiro sete alunos da nossa escola participaram nas Olimpíadas da Geografia, uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Geógrafos e da Associação Portuguesa de Professores de Geografia.
Parabéns aos sete alunos da ESVN que participaram na prova e, em particular ao Luís Andrade (12ºF), que foi apurado para a final nacional, em Lisboa, no dia 24 de abril.
Nota: Os professores de Geografia agradecem a colaboração dos docentes Patrícia Melo e Henrique Pacheco, que asseguraram a vigilância da prova.


Escolas secundárias da ilha Terceira recebem equipamentos no âmbito do Orçamento Participativo dos Açores
As escolas secundárias Vitorino Nemésio, Jerónimo Emiliano de Andrade e Tomás de Borba, na ilha Terceira, receberam hoje diversos equipamentos tecnológicos, no âmbito do projeto Arte na Escola, aprovado no Orçamento Participativo dos Açores (OPA).
Os materiais, num valor global de 22 mil euros, foram entregues numa cerimónia que se realizou na Escola Secundária Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, tendo o Diretor Regional de Educação salientado o “interesse” deste projeto contemplado no OPA de 2018.


Nos passados dias 10 e 11 de dezembro, os alunos das turmas A, B, C e D do 8º ano puderam usufruir de uma atividade preparada pelas professoras de Inglês e Francês, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC): um Pequeno-almoço franco-inglês. Os alunos realizaram cartazes para divulgar a pesquisa feita sobre as tradições de cada um dos países sobre os alimentos e bebidas dessa refeição. Foi posta a mesa e servido o pequeno-almoço com o objetivo principal de difundir aspetos culturais dos dois países e de adquirir, de forma lúdica, vocabulário inerente a conteúdos de aprendizagem comuns às duas línguas.

Parabéns João Pedro Costa por ser o repórter vencedor do prémio Reportagem Multimédia do Parlamento dos Jovens 2019!


A 9 de Novembro de 1989 ocorreu um evento histórico e 30 anos depois, os alunos de Alemão da Escola Secundária Vitorino Nemésio, com a colaboração do Goethe Institut que facultou um registo fotográfico da época em questão, comemoraram o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim.

No dia 31 de Outubro teve lugar na cantina a votação para o melhor cartaz de Halloween.
Após contagem dos votos ficou em primeiro lugar o cartaz da aluna Maria Melo da turma D do 7º ano. O prémio foi entregue pela Coordenadora do departamento de Línguas Germânicas - Cristina Codorniz e pela docente titular Alexandra Dores.
O Grupo de Inglês vem desta forma agradecer a todos os participantes desta atividade a sua criatividade e colaboração, pois sem eles este evento para a comunidade escolar não seria possível.
Bem Haja

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama
A cada 30 de Outubro do calendário, é celebrado o dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama com acções de sensibilização e de informação sobre a doença, um pouco por todo o país.
Como não podia deixar de ser, a Escola Secundária Vitorino Nemésio demarcou as celebrações utilizando uma peça de vestuário rosa em homenagem a todas as mulheres que de alguma forma foram e são afectadas por esta doença oncológica.
A homenagem contou com a participação da comunidade escolar, nomeadamente professores e funcionários.
*Todo o conteúdo audiovisual aqui produzido, é propriedade do Clube de Fotografia da Escola: FocusAG

Leitura pública do Mau Tempo no Canal feita a 59 vozes, no dia 16 de fevereiro, em comemoração dos 75 anos da 1ª edição da obra de Vitorino Nemésio.
Capítulo I - A Serpente Cega

Leitura pública do Mau Tempo no Canal feita a 59 vozes, no dia 16 de fevereiro, em comemoração dos 75 anos da 1ª edição da obra de Vitorino Nemésio.
Capítulo II - O Despertar

O Bailinho da Escola Secundária Vitorino Nemésio saiu este ano à rua com o assunto "Parque Jurássico", percorrendo alguns dos palcos da ilha Terceira e abrindo assim o Carnaval 2019.
A letra e assunto coube mais uma vez a António Bulcão, assim como os arranjos musicais que contou com a colaboração com José Avelino Borges.
A imagem é do projecto escolar FocusAG (o Clube de Fotografia da Escola Secundária Vitorino Nemésio), com gravação em FullHD na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense.



Projeto "Cuida-te +" apresentado pelos alunos do 3ºano do Curso Animador Sociocultural aos 25' na EBI FRANCISCO FERREIRA DRUMMOND