PROVAS & EXAMES 2020 (EM ATUALIZAÇÃO)

Normativos Legais, Legislação, Circulares, ...

Resumo para Alunos e Encarregados de Educação da Norma 02/JNE/2020 - ESCOLA SECUNDÁRIA VITORINO NEMÉSIO INFORMAÇÃO ESSENCIAL PARA ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO - RESUMO - NORMA 2/JNE/2020

Norma 02/JNE/2020 - Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação: provas e exames do ensino básico e ensino secundário (atualização das páginas 16, 55, 58, 62, 67, 73, 75,

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA - TIPOLOGIA DE ITENS

INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR: EXAMES NACIONAIS 2020 - PROCEDIMENTOS DE REALIZAÇÃO

NORMA 01/JNE/2020 - Instruções para realização de provas e exames do ensino básico e do ensino secundário (versão atualizada - páginas 12, 13, 23, 24 e 51)

Deliberação n.º 486/2020 - Estabelece as regras para a fixação de elencos de provas de ingresso – 2020/2021

Acesso ao ensino superior 2020 - Determinação da nota de candidatura pelo regime geral de acesso

Decreto-Lei n.º 14-G/2020 - com Alterações referentes às PROVAS e EXAMES.

Calendário | Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020

Acesso ao Ensino Superior - Concurso Especial para cursos dos Ensinos Profissional e Artístico Especializado



Formulários e documentos de apoio:

Boletim de inscrição nos exames do ensino secundário
| Instruções de preenchimento
Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário
Tabela de Cursos – Ensino secundário

Atenção: Os alunos internos do 9º ano não necessitam de inscrição para as Provas Finais da 1ª Fase, apenas os alunos autopropostos devem proceder à sua inscrição.

Boletim de inscrição nas provas do ensino básico
| Instruções de preenchimento
Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico


Informações-Prova
relativas às Provas/Exames de Equivalência à Frequência e a Nível de Escola, a realizar na Escola Secundária Vitorino Nemésio em 2019/2020.


Informações-Prova
relativas às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário nas modalidades de provas de aferição, provas finais de ciclo e exames nacionais, a realizar em 2019/2020.


Adenda Informação-Prova dos Exames Finais Nacionais e Manuais de Aplicação da Componente Oral dos Exames Finais Nacionais de Línguas Estrangeiras

Publica-se a informação complementar sobre a não utilização de dicionários nos exames nacionais de Línguas Estrangeiras.


Ofício - S-DGE/2020/222 - Utilização de Calculadoras no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9.º ano; Exames Finais Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais em 2019-2020 / Anexo - Lista exemplificativa, não exaustiva, de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais – 2019/2020.


Ofício - S -DGE/2017/3040 - Utilização de calculadoras gráficas nos exames nacionais de Física e Química A (715) -modo de exame

Regulamento de Exames 2020 - Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário.

Guia para aplicação de adaptações na realização de provas e exames 2020

Guia Geral de Exames 2020 – Exames Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior


ATENÇÃO: qualquer informação aqui representada não dispensa a leitura da legislação em vígor e/ou dos regulamentos e normativos vigentes!

Provas de Aferição

As provas de aferição destinam-se aos alunos do 2º, 5º e 8º ano.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo destas provas é "fornecer informações detalhadas à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos próprios alunos sobre o desempenho escolar destes". E, assim, poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas.

Por cada aluno que realiza as provas de aferição é elaborado um relatório individual (Relatório Individual da Prova de Aferição – RIPA) no qual se descreve, de forma qualitativa, o desempenho do aluno.

No ano letivo de 2019/2020, NÃO SERÃO REALIZADAS PROVAS DE AFERIÇÃO


Provas Finais

As provas finais destinam-se aos alunos do 9.º ano. O objetivo é avaliar o seu desempenho nas disciplinas de Português e Matemática. Estas avaliações valem 30% da nota final da disciplina.

No ano letivo de 2019/2020, NÃO SERÃO REALIZADAS PROVAS FINAIS apenas Provas de Equivalência à Frequência

Perguntas Frequentes - ENSINO BÁSICO

CALENDÁRIO PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO - ESVN - 2020

CALENDARIZAÇÃO GERAL PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO-2020

Exames Nacionais

Os exames nacionais serão efetuados pelos alunos do 11.º e 12.º anos. E são os mais importantes. Não só têm um peso de 30% para a nota final das disciplinas em que são obrigatórios, como podem ser utilizados como prova de ingresso ao Ensino Superior, contando entre 35% a 50% no cálculo da nota de candidatura.

Perguntas Frequentes - ENSINO SECUNDÀRIO

CALENDÁRIO PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO - ESVN - 2020

CALENDÁRIO DOS EXAMES NACIONAIS E DE PROVAS DO ENSINO SECUNDÁRIO - 2020

Divulgação | Inscrição na 2.ª Chamada dos Pré-Requisitos do Grupo C - Desporto

PRÉ-REQUISITOS 2020 -PROPOSTA CONJUNTA: FADEUP / FMH

Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior - Deliberação n.º 262/2020

Altera o calendário dos pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2020-2021

PRÉ-REQUISITOS - Os pré-requisitos são da responsabilidade dos candidatos, os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.

Tendo em consideração as alterações ocorridas ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2020, informa-se de que no âmbito dos Pré-Requisitos do Grupo C, as datas para a realização das provas de aptidão física, definidas para os dias 4, 5 e 6 de maio, vão ser reagendadas.
Assim, logo que tenhamos conhecimento das novas datas, iremos disponibilizar a informação.

Para conhecimento e efeitos tidos por convenientes, informa-se de que na página de Internet da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, o prazo para inscrição nos Pré-requisitos do Grupo C - Aptidão Funcional, Física e Desportiva foi prorrogado. Assim, as candidaturas decorrerão, exclusivamente, online entre os dias 9 de março a 9 de abril de 2020.
Relativamente à documentação a associar no processo de inscrição, os candidatos devem digitalizar os seguintes elementos:
• Atestado Médico que comprove a robustez física do candidato ou que diga que se encontra apto sem restrições à prática desportiva. Em caso de dificuldade na obtenção do Atestado Médico, deverão apresentar uma auto-declaração, comprometendo-se a entregar o referido atestado no mais curto espaço de tempo (até uma semana antes da realização das provas).
• Documento de Identificação (Cartão Cidadão/Passaporte/N.º Interno, etc);

- Declaração de Retificação n.º307/2020 - Pré-requisitos

- Deliberação Nº 262-2020 - Pré-requisitos

- Inscrição | Pré-Requisitos | 2020

- DGES (mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos)

- PRE-REQUISITOS 2020 - COMPARTICIPACAO DE PASSAGENS

Pedido de atribuição de senha - Senha necessária para se candidatar ao ensino superior público (só para os alunos de 12º - a entregar juntamente com o boletim de inscrição). Os alunos menores de 18 anos têm de trazer o documento assinado pelo Encarregado de Educação.

O pedido de senha é efetuado através do sítio da internet da Direção Geral do Ensino Superior em:
· https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx
devendo o estudante seguir todos os procedimentos indicados, de modo a que possa imprimir, assinar e entregar o recibo do pedido na escola secundária que indicou para a certificação da sua identidade, acompanhado com o boletim de inscrição nos exames nacionais.
O recibo será assinado pelo estudante quando maior de idade ou pelo encarregado de educação ou por quem demonstre exercer o poder paternal ou tutelar, caso o candidato seja menor.
As senhas de acesso aos candidatos serão remetidas pela DGES durante o mês de maio para o endereço do correio eletrónico indicado pelos estudantes.
Uma vez atribuída a senha para acesso ao sistema de candidatura online, a mesma poderá ser utilizada em qualquer uma das fases a que respeita a candidatura de 2019.