PROVAS & EXAMES 2020 (EM ATUALIZAÇÃO)

Normativos Legais, Legislação, Circulares, ...


Informações-Prova
relativas às provas de avaliação externa das aprendizagens dos alunos dos ensinos básico e secundário nas modalidades de provas de aferição, provas finais de ciclo e exames nacionais, a realizar em 2019/2020.


ATENÇÃO: qualquer informação aqui representada não dispensa a leitura da legislação em vígor e/ou dos regulamentos e normativos vigentes!

Provas de Aferição

As provas de aferição destinam-se aos alunos do 2º, 5º e 8º ano.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo destas provas é "fornecer informações detalhadas à escola, aos professores, aos encarregados de educação e aos próprios alunos sobre o desempenho escolar destes". E, assim, poder agir atempadamente sobre as dificuldades detetadas.

Por cada aluno que realiza as provas de aferição é elaborado um relatório individual (Relatório Individual da Prova de Aferição – RIPA) no qual se descreve, de forma qualitativa, o desempenho do aluno.

No ano letivo de 2019/2020, os nossos alunos do 8.º ano irão realizar provas de aferição às disciplinas de:

  • Matemática (86)
  • Inglês (81)


Provas Finais

As provas finais destinam-se aos alunos do 9.º ano. O objetivo é avaliar o seu desempenho nas disciplinas de Português e Matemática. Estas avaliações valem 30% da nota final da disciplina.

Exames Nacionais

Os exames nacionais serão efetuados pelos alunos do 11.º e 12.º anos. E são os mais importantes. Não só têm um peso de 30% para a nota final das disciplinas em que são obrigatórios, como podem ser utilizados como prova de ingresso ao Ensino Superior, contando entre 35% a 50% no cálculo da nota de candidatura.

PRÉ-REQUISITOS - Os pré-requisitos são da responsabilidade dos candidatos, os interessados devem consultar a listagem dos pares/estabelecimentos cursos que exigem a realização e/ou comprovação dos pré-requisitos exigidos.

- Deliberação nº 266-A/2019, de Março - PRÉ-Requisitos

- DGES (mapa de correspondência dos pré-requisitos e respetivos regulamentos)

- PRE-REQUISITOS 2019 - COMPARTICIPACAO DE PASSAGENS

Pedido de atribuição de senha - Senha necessária para se candidatar ao ensino superior público (só para os alunos de 12º - a entregar juntamente com o boletim de inscrição). Os alunos menores de 18 anos têm de trazer o documento assinado pelo Encarregado de Educação.

O pedido de senha é efetuado através do sítio da internet da Direção Geral do Ensino Superior em:
· https://www.dges.gov.pt/online/SenhaAcesso/Pedir.aspx
devendo o estudante seguir todos os procedimentos indicados, de modo a que possa imprimir, assinar e entregar o recibo do pedido na escola secundária que indicou para a certificação da sua identidade, acompanhado com o boletim de inscrição nos exames nacionais.
O recibo será assinado pelo estudante quando maior de idade ou pelo encarregado de educação ou por quem demonstre exercer o poder paternal ou tutelar, caso o candidato seja menor.
As senhas de acesso aos candidatos serão remetidas pela DGES durante o mês de maio para o endereço do correio eletrónico indicado pelos estudantes.
Uma vez atribuída a senha para acesso ao sistema de candidatura online, a mesma poderá ser utilizada em qualquer uma das fases a que respeita a candidatura de 2019.